Na odontologia, a substância é uma novidade. Ela reduz as dores na face e os efeitos do bruxismo.

Ela ganhou fama nos tratamentos estéticos por retardar o surgimento de marcas de expressão. Mas, quem diria, também minora dores e disfunções na mandíbula, além de deixar o sorriso mais bonito, sobretudo quando a gengiva aparece mais do que deveria. Estamos falando da toxina botulínica, um veneno produzido pela bactéria Clostridium botulinium, que, em pequenas doses, auxilia no combate a diversos problemas. Ele é conhecido no meio médico desde a década de 1960.

As aplicações mais comum são os tratamentos: do bruxismo, (ranger de dentes ),dores de DTM ( dores de cabeça provocada pela Disfunção da Articulação ATM), sorriso gengival . O mecanismo de ação dessa toxina: ela bloqueia a liberação de um químico chamado acetilcolina, neurotransmissor que transporta mensagens entre o cérebro e as fibras musculares, diminuindo a contração muscular.

O uso na odontologia pode ser:

Bruxismo

O bruxismo ou, preferencialmente, briquismo"ranger os dentes", é um hábito parafuncional que leva o paciente a ranger os dentes de forma rítmica durante o sono ou, menos prejudicialmente, durante o dia. É observada em pacientes de todas as idades e geralmente está relacionada ao alto nível de estresse. Ocorre em cerca de 15% das pessoas. Pode causar desgastes nos dentes e agir como um dos fatores causais das dores de cabeça e distúrbios da articulação temporomandibular. Ranger os dentes à noite e apertá-los durante o dia formam um problema progressivo que o paciente freqüentemente não nota e só é apercebido se prestar atenção na própria tensão muscular ou se o rangido noturno é escutado por outrem. O diagnóstico geralmente é feito depois de surgirem algumas complicações como desgastes nos dentes, dores na musculatura mastigatória, estalidos nas articulações, perdas ósseas na mandíbula e maxila, travamento das articulações temporomandibulares etc.

Dor facial

O que é: trata-se de uma sensação dolorosa provocada por alterações na articulação que liga o maxilar à mandíbula — ali está localizado um complexo sistema de músculos, ligamentos e ossos. Tratamento convencional: com medicamentos, que podem provocar efeitos colaterais. Vantagens da toxina botulínica: é aplicada diretamente no músculo, sem reações desagradáveis.

Sorriso gengival

O que é: disfunção em que a gengiva é exposta excessivamente quando o indivíduo sorri. As principais causas são :

Crescimento Vertical excessivo da face

Projeção horizontal da maxila (CLASSE II /I)

Lábio Curto

Erupção passiva dos incisivos por falta de oclusão

Excesso de gengiva

Alta atividade do músculo levandor do lábio superior

Rua General Osório, 1289 - Centro
São Carlos/SP - CEP: 13560-640